Avançar para o conteúdo

BioBOOST – Programa premeia projetos inovadores em Bioempreededorismo

No passado dia 31 de março decorreu no Biocant Park a sessão pública final de apresentação dos projetos mentorados no programa BioBOOST. Este DEMO DAY contou com a apresentação de três projetos inovadores que foram premiados com 5 mil euros cada.

Os projetos “APNEA SCREENER”, “GAP BIOMED” e “PURR.AI”, apresentados em formato de Pitch, foram avaliados por um júri composto por Joana Branco (Biocant), José Rodrigues (Instituto Pedro Nunes), Alexandrina Mendes (Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra) e Maria João Moura (Fundadora da Vidaurre Company). Com base em critérios bem definidos que compreenderam o problema a que se pretende dar resposta, nível de inovação, modelo de negócio, qualificação da equipa e Pitch, os 3 projetos foram premiados monetariamente com 5 mil euros com o intuito de apoiar e “dar um impulso” ao desenvolvimento do negócio.

Durante a sessão, foi ainda possível ouvir o testemunho da empreendedora Maria João Moura, que aproveitou a ocasião para dar alguns conselhos aos participantes sobre os passos e atitudes necessárias para ter sucesso no mundo dos negócios. Começou por dizer que “ser empreendedor não é uma vida fácil, é interessante e requer muita resistência” e que “inovar é mudar a ordem das coisas, por isso existem muitas formas de empreendedorismo”, continuou. Porém, “precisamos de entender o que queremos trazer de novo, porque o que inovamos deve apresentar algo diferenciador”. A fundadora da Vidaurre Company concluiu que “o caminho do empreendedor é isolado e difícil” porque se “procura a mudança” e que “errar é a única forma do ser humano aprender e, por isso, se algum dos projetos não tiver o fim esperado, mas se tiver continuidade, é porque o trabalho foi bem feito”, rematou Maria João Moura.

O BioBOOST, um programa que se desenrolou ao longo de 8 semanas, é uma ação desenvolvida no âmbito do projeto BiotechSTARS, tendo por objetivo apoiar e acompanhar o desenvolvimento de novas iniciativas empresariais na região Centro, dotando os participantes de um conjunto de conteúdos e ferramentas que permitiram aprofundar os seus conhecimentos em bioempreendedorismo e testar a implementação prática de novos projetos.