Realizaram-se no dia 25-03-2024 as Assembleias-Gerais (AG) da Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia e da ABAP – Associação Beira Atlântico Parque.
Da ordem de trabalhos de ambas as associações constou a aprovação dos respetivos Relatórios de Atividades e Contas de 2023, tendo ainda sido deliberada a aprovação da adesão à Associação Gestora da Incubadora Agrotour de Santa Cruz, em Cabo Verde (na AG da Biocant) e a designação dos membros do Conselho Científico e Tecnológico (na AG da ABAP).
Entre outros aspetos, o dinamismo da associação Biocant foi demonstrado através do envolvimento em cerca de dezena e meia de candidaturas e projetos, em que participam também as diferentes unidades funcionais, nomeadamente a Unidade de Sequenciação Avançada e o Laboratório de Microbiologia.
Os consórcios que estão envolvidos nestes projetos e candidaturas são liderados por parceiros tão reputados como as Universidades de Coimbra, de Aveiro, do Porto e do Minho, o Instituto Politécnico de Viseu, o Centro de Neurociências e Biologia Celular, o Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia ou a Comissão Vitivinícola da Bairrada.
O objeto dos mesmos é muito heterogéneo e abrange áreas muito diversificadas, tais como a promoção do bioempreendedorismo, a promoção de ecossistemas de inovação, a capacitação de cuidadores informais, o desenvolvimento de práticas sustentáveis ou a caracterização e valorização de diversos recursos endógenos.
O trabalho em rede não se esgota nos projetos financiados e, nesse âmbito, foram também destacadas outras participações, parcerias e consórcios que consubstanciam o trabalho da associação Biocant, nomeadamente a sua colaboração próxima como a P-Bio (Associação Portuguesa de BioIndústria), o SmartOcean (Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche) e o AccelBio (laboratório colaborativo para promoção da translação e descoberta de novos fármacos).
Ambas as associações encerraram o exercício de 2023 com resultados líquidos positivos e as suas contas foram aprovadas por unanimidade. Recorda-se ainda que as contas das duas associações ligadas à instalação e desenvolvimento do parque tecnológico de Cantanhede e à promoção de todo o ecossistema Biocant consolidam nas contas do Município de Cantanhede, que detém a maioria da participação associativa de ambas (mais de 81% na Biocant e mais de 97% na ABAP). Os demais associados incluem outros municípios, instituições ligadas ao universo académico e científico, associações setoriais e outros parceiros no desenvolvimento local e regional.